Processo eletr?nico no TCE

Litoral recebe capacita??o sobre processo eletr?nico no TCE

Quarta-feira, 05 de outubro de 2011


Ouvir matéria

    Objetivo é instruir os gestores dos municípios da região sobre os benefícios do envio eletrônico de requerimentos, prestações de contas, atos de pessoal, comunicações e acompanhamento de processos, entre outros serviços disponibilizados pela Corte no Portal e-ContasParaná

Servidores dos sete municípios ligados à Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) recebem treinamento nesta quinta-feira (6) sobre o peticionamento eletrônico. O evento integra um amplo programa de capacitação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) voltado aos servidores municipais e estaduais. O objetivo é instruir os gestores públicos sobre os benefícios do envio eletrônico de requerimentos, prestações de contas, atos de pessoal, comunicações e acompanhamento de processos, entre outros serviços e informações disponibilizados pela Corte na internet.

Todos estes procedimentos podem ser realizados pelo Portal e-ContasParaná, disponível na página do Tribunal, em www.tce.pr.gov.br. Por meio dele, os gestores públicos têm acesso a uma série de serviços que, antigamente, requeriam sua presença na sede do TCE, em Curitiba. Cadastrando-se no Portal, os interessados podem acompanhar 24 horas por dia, sete dias por semana, o andamento dos processos em trâmite na Corte.

Outro hábito que se tornou desnecessário com o advento do processo eletrônico foi o envio de processos e documentos em papel. As prefeituras e órgãos de estado não precisam mais gastar com despesas de correio e impressão, podendo encaminhá-los pelo computador. E pela ferramenta conhecida como “e-push”, os interessados recebem em seu e-mail informações sobre o trânsito do processo pelas unidades técnicas do TCE. Para ter acesso a todos estes benefícios, basta adquirir a certificação eletrônica em uma entidade emissora.

A capacitação aos membros da Amlipa acontecerá à tarde, das 13h às 18h, na Paranaguá Previdência, no bairro Leblon, em Paranaguá. Os interessados em participar do evento podem contatar a Escola de Gestão Pública do TCE, no (41) 3350-1744, ou fazer a inscrição pelo endereço www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx.

Esta semana, além das prefeituras do Litoral, o TCE orientou servidores de outras duas microrregiões do Paraná, no total de 31 municípios. Na última terça-feira (4) a capacitação foi direcionada aos integrantes da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro).

Fonte: TCE PR

 Veja Também