PREFEITO KURODA PARTICIPA DE VIDEOCONFERÊNCIA COM PREFEITOS DA AMUVI REALIZADA PELA SEDU / PARANACIDADE

Terça-feira, 27 de abril de 2021

Última Modificação: 27/04/2021 16:41:50 | Visualizada 1354 vezes

APRESENTAÇÃO DO "CARDÁPIO" DE AÇÕES, OBRAS E FERRAMENTAS QUE O GOVERNO DO PARANÁ OFERECE AOS MUNICIPIOS"


Ouvir matéria

A SEDU/Paranacidade fez na data de hoje (27/04/2021) uma videoconferência com prefeitos representantes da Associação de Municípios do Vale do Ivaí – AMUVI.

“Parceria é a palavra que mais exercitamos para estarmos juntos aos prefeitos e levar desenvolvimento aos 399 Municípios do Paraná”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, aos prefeitos da AMUVI que participaram da videoconferências, com representantes também do Serviço Social Autônomo – Paranacidade, vinculado à SEDU.

Foi apresentado o “cardápio” de ações, obras e ferramentas que o Governo do Paraná oferece aos Municípios. Com orientações sobre a Legislação, de modo que todas as ações sejam corretas, desta forma objetivando que nenhum prefeito tenham as contas reprovadas pelo Ministério Público (MP) ou pelo Tribunal de Contas (TC), em obras orientadas pela SEDU/Paranacidade.

BENEFÍCIOS AOS 399 - O secretário da SEDU e também superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega, reforçou a missão das Instituições, “a de levar Políticas Públicas, por meio de apoio e de recursos, à população dos 399 Municípios”. Ortega citou novos Programas, como o Paraná Mais Cidade, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). “São recursos a fundo perdido, em especial aos pequenos Municípios, e em financiamento, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), administrado pela Fomento Paraná, com o corpo técnico do Paranacidade, acompanhando os Projetos, elaborando os editais e supervisionando as obras e serviços. Levamos a transformação e melhoria da qualidade de vida à população. São Barracões Industriais que ampliam o leque de empregos e renda para todos. A Eficiência Energética , os Meus Campinhos, as Rotas Acessíveis, Plano de Mobilidade, Plano Diretor Municipal, Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas, Plantas Genéricas de Valores, Código Tributário, Infraestrutura, c om softwares e equipamentos de informática”, destacou.

Todas as ações podem ser solicitadas via Internet, pelo Portal dos Municípios, sem necessidade de o prefeito se deslocar até a Capital do Paraná. Ortega disse que os serviços oferecidos são rápidos, de confiança e com ferramentas modernas que facilitam a vida de todos, oferecem economia, rapidez e de fácil manutenção e, ainda, estão em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, proposto pela ONU, oferecendo sustentabilidade, como o Programa Cidade Inteligente. Muitas ações puderam ser vistas pelos prefeitos por meio da ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo, que melhora a qualidade de gestão pública.

Foram apresentados aos prefeitos alguns exemplos de informações que podem obter por essa ferramenta. É possível saber o percentual de lâmpadas LED existentes no município, a quantidade de equipamentos públicos para cultura, educação, lazer, turismo e também sendo possível avaliar a necessidade de pavimentação no município, os custos e a quilometragem.

RECONHECIMENTO - Ao fim da reunião, os prefeitos foram receptivos, gratos e elogiaram a postura da equipe de profissionais que os recebe. O prefeito Kuroda, em sua segunda gestão, agradeceu “as facilidades mostradas para se fazer uma boa administração.

Essa nova ferramenta disponibilizada pela SEDU/Paranacidade certamente trará ainda mais vontade de correr atrás de recursos, em especial a fundo perdido, que é de grande valia para os municípios de pequeno porte. Desta forma, fazendo o Prefeito Kuroda continuar com o trabalho forte que toda a população do Município de Rosário do Ivaí merece, mantendo “Rosário no Rumo Certo”.

 Galeria de Fotos

 Veja Também