Av. São Paulo, 45 - ROSARIO DO IVAI - Paraná

(43)3465-1282

Prefeitura Municipal

Rosário do Ivaí

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paraná firma parceria com municípios para ensino rural

Paraná firma parceria com municípios para ensino rural

Domingo, 18 de março de 2018

Visualizada 25 vezes


Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Educação, assinou nessa sexta-feira (16), em Curitiba, o termo de cooperação técnica com 19 municípios para a oferta do Ensino Médio regular e Ensino Médio integrado à educação profissional aos filhos de pequenos agricultores rurais que estudam nas Casas Familiares Rurais (CFR).

A parceria tem como objetivo garantir o acesso à educação regular e a formação e qualificação profissional aos 974 alunos que estudam nas 19 unidades de ensino rural presentes em diferentes regiões do Paraná. Com a parceria, além do Ensino Médio regular com qualificação em Agropecuária, as CFR vão ofertar a formação técnica em Agropecuária, Alimentos, Agroecologia e Agricultura.

“Depois de quatro anos de planejamento e análises de como ficariam nossas Casas Familiares Rurais, tão importantes para os filhos dos nossos produtores rurais, chegamos em um consenso. As casas serão administradas em parceria com as prefeituras por meio desse termo de colaboração que assinamos hoje. Sou muito grata a essa parceria com os prefeitos, porque normalizamos as pendências que tivemos nos passado e reforçamos a interação entre Estado e municípios”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

A secretária destacou ainda a importância da parceria para garantir a educação aos filhos dos pequenos agricultores. “Essa parceria é muito importante porque demonstra a atenção do Estado e municípios com a educação dos filhos de pequenos produtores rurais com a educação voltada para a realidade do campo por meio do regime de alternância, que permite que os alunos aprendam na teoria e também na prática”, disse Ana Seres.

PARCERIA - A contratação dos professores para lecionar nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no ensino técnico será feita pela Secretaria Estadual da Educação, assim como os registros escolares dos estudantes, por meio de uma escola base, que também fará o acompanhamento pedagógico das Casas Familiares Rurais.

Já as prefeituras ficarão responsáveis pela contratação dos coordenadores, auxiliares de serviços gerais e monitores para atendimento dos alunos, assim como transporte, alimentação e manutenção das unidades de ensino.

Os cursos ofertados Casas Familiares Rurais são em alternância, no qual o estudante permanece uma semana na unidade de ensino em regime de internato e outra em sua propriedade. Essa modalidade permite que os alunos relacionem a teoria com a prática. “Dessa forma, a educação ofertada é mais ampla e diversificada, trazendo mais qualidade de vida para a família do aluno e para a comunidade na qual ele está inserido”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.

DESENVOLVIMENTO – O Prefeito Ilton Shiguemi Kuroda salientou a importância da Casa Familiar Rural em Rosário do Ivaí para a região.

“Para nossos municípios, onde a agricultura familiar é muito forte, é fundamental termos as Casas Familiares Rurais. Com o apoio do Governo do Estado vamos manter as casas e garantir que essas famílias tenham acesso a uma educação de qualidade voltada para o campo. É um avanço importante e continuamos em busca de aprimorar essa oferta, que é muito importante para os municípios da nossa região”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do evento, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, o diretor-geral da pasta, Edmundo da Veiga, a chefe do Departamento de educação e Trabalho (DET) Candida de Carvalho Junqueira, chefes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de educação, além de coordenadores e professores que atuam nas Casas Familiares Rurais e representantes de prefeitos.

Vale ressaltar o motivo do Secretário Municipal de Turismo representar o Prefeito na Solenidade e não um membro da Educação Municipal, pois o mesmo já se encontrava na Capital representando o Prefeito em outro evento, evitando assim o deslocamento de outra pessoa à Curitiba.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Brasão Rosário do Ivaí

Prefeitura Municipal

Rosário do Ivaí

Av. São Paulo, 45 - Centro

CEP 86850-000

ROSARIO DO IVAI - Paraná

Entre em contato

(43)3465-1282

Redes Sociais

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/08/2018 17:27:58