SECRETARIAS / / PROJETOS

PROJETOS DESENVOLVIDOS

                        PROGRAMAS E AÇÕES
As ações da rede de proteção social básica têm como foco a promoção de acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como a promoção da integração e da reinserção ao mercado de trabalho.
Programa Socioeducativo de atendimento ao Idoso
Esse programa funciona no CRAS, em parceria com o Departamento de Saúde, visa o atendimento dos idosos e suas familiares, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida.
Programa Federal de erradicação do trabalho infantil
Tem como objetivo erradicar o trabalho infantil proporcionando espaço de contra turno social (jornada ampliada) para as crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 16 anos. Igualmente cada família recebe o equivalente a R$25,00/criança, além do recurso para manutenção da jornada ampliada que ocorre da seguinte maneira: área urbana - Projeto Piá; áreas rurais - Vila União e Campineiro do Sul na escola.
Programa Federal Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Tem como objetivo a garantia de um salário mínimo para idosos com 65 anos ou mais e à pessoas com deficiência e renda per capita de 1 ¼ do salário.
Programa de atendimento para medidas socioeducativas
Tem como objetivo atividades de cunho pedagógico: informática, biblioteca, artesanato, etc. para atender adolescentes autores de ato infrator. Encaminhamento feito pelo Órgão Gestor às entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conforme ordem judicial.
Programa Federal de transferência de renda – Bolsa Família
Direcionado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Objetivo: proporcionar auxílio financeiro para complemento na renda das famílias. Em contrapartida os filhos devem frequentar escola, ter carteira de vacinação em dia, participar de ações complementares nas áreas de: saúde, educação e assistência social.
Projeto Piá
Ações de contra turno social para atender crianças e adolescentes de 07 a 14 de idade. Funciona em horário integral e tem como atividades: música, dança, reforço escolar, teatro, arte, etc. em local situado na área urbana.
Programa Municipal de abrigamento
Casa de acolhida temporária de crianças e adolescentes em situação de abandono ou risco pessoal e social. Situado na área urbana. Horário integral.
Cadastramento único
Visa cadastrar famílias com até 1/5 do salário mínimo. Possibilita diagnóstico para implantação de políticas públicas setoriais.
Serviços de documentação pessoal
Visa requerer aos Cartórios Municipal, Regional e outros órgãos,  expedição de documentos conforme necessidade e carência familiar.
Programa Estadual Tarifa Social da Água
Atende famílias carentes respeitando critérios estabelecidos pela empresa concessionária SANEPAR, com exigência de Estudo Social para aqueles que não têm como comprovar renda.
Programa Estadual Tarifa Social da Luz
Atende beneficiários do Programa Bolsa Família conforme critérios estabelecidos pela empresa concessionária COPEL. A seleção dos beneficiários é realizada pela própria empresa.
Serviços continuados
Serviços realizados no CRAS através de visitas domiciliares, atualização cadastral, orientação e acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Serviços de orientação, informação, acompanhamento, encaminhamento e reuniões
São ações de caráter esporádico para aqueles que necessitam de atendimento voltado a benefícios, programas, visitas domiciliares, atendimento individual e grupal, entre outros.