gabinete@rosariodoivai.pr.gov.br

PREJU?ZOS NA AGRICULTURA DO PARAN?

Quarta-feira, 06 de julho de 2011

Visualizada: 5 vezes


Ouvir matéria

As geadas que atingiram o estado do Paraná no final do mês de junho causaram prejuízos nas safras de milho e trigo do estado, principalmente nas regiões Oeste e Norte. Segundo um levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab,) divulgado nesta quarta-feira (06), a quebra na segunda safra de milho foi de 35%, e a de trigo perdeu 9% da produção esperada.
A estimativa era de que a produção de milho na chamada “safrinha” fosse de 8,12 milhões de toneladas, mas foi reduzida para 5,31 milhões de toneladas. O prejuízo gira em torno de R$ 1,11 bilhão para os produtores. Já na safra de trigo, a expectativa era colher 2,86 milhões de toneladas, número que caiu para 2,61 milhões. O prejuízo do trigo foi avaliado em R$ 111 milhões.
O produtor rural da região de Cascavel, Valdir Lazarin, disse em entrevista ao G1 que a quebra da safra causa problemas financeiros e de planejamento. “O ano vinha se desenhando bem, mas depois da geada a coisa mudou totalmente. Investimentos que seriam feitos, ninguém mais se fala, pois não há mais receita certa”, contou.
Prejuízo em outras áreas
Em nota oficial, o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que a quebra na produção de grãos terá impacto negativo sobre a cadeia produtiva de alimentos, principalmente carnes e leite, que têm o milho como insumo básico.
Além dos grãos, outras áreas atingidas pela geada foram as pastagens, café, hortaliças, frutas e manivas (mudas) de mandioca.

Fonte: g1.globo.com/parana

 Veja Também