Chuva

Sobe para mais de 112 mil o n?mero de atingidos pelo temporal no Paran?

Segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Ouvir matéria

O número de pessoas atingidas pela chuva de sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19) aumentou de 110.046 para 112.576, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado na segunda-feira (19). O número de municípios com estragos pela chuva também aumentou de sete para dez  A cidade mais atingida foi Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, com 110 mil moradores prejudicados. A chuva veio acompanhada de vendaval e granizo e causou várias situações de alagamentos e destelhamentos.

Conforme o boletim da Defesa Civil, em Campo Largo, 3.600 residências foram danificadas e 100 pessoas ficaram desalojadas. Destas, 45 precisaram ficaram em abrigos públicos, mas já retornaram às suas casas. O Hospital Nossa Senhora do Rocio precisou suspender até o fim da semana o atendimento a novos pacientes, por causa de estragos na estrutura causados pela chuva de sexta. Os pacientes que estavam no local foram encaminhados para a nova sede do hospital, que também fica na cidade.

O temporal também deixou milhares de domicílios sem energia elétrica na região de Curitiba. Dos 44 mil consumidores que ficaram sem luz no domingo, três mil unidades ainda estavam sem o fornecimento na tarde desta segunda. A previsão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) é de que tudo seja normalizado até a noite.

Além de Campo Largo, os municípios deAlmirante Tamandaré, Campo Magro, Curitiba,Palmas, Piraquara, Ponta Grossa,Renascença, Reserva e São José dos Pinhaistambém tiveram prejuízos. No boletim divulgado pela Defesa Civil durante a manhã, Terra Boa constava como uma das cidades atingidas pela chuva, mas o nome do município foi retirado do novo boletim, já que a cidade não registrou ocorrências relacionadas à chuva.


Em Curitiba, um morador do bairro Boqueirão morreu ao escorregar em um córrego durante o temporal na tarde de sexta. Ele tinha 32 anos e o corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Já nos Campos Gerais, em Ponta Grossa, um homem foi resgatado na represa de Alagados depois que o caiaque em que ele estava virou, na tarde de domingo. O flagrante foi registrado pelo repórter cinematográfico da RPC TV, Alceu Nievola. O rapaz ficou à deriva por meia hora, lutando contra a intensa correnteza, mas não ficou ferido. Assista ao vídeo.

Moradores do bairro Malhada, em São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana de Curitiba, dedicam esta segunda-feira no trabalho de conserto das casas atingidas. A designer de interiores Dulci Oliver, de 37 anos, relatou que esta foi a primeira vez que viu uma chuva desta dimensão na região. "As bolas eram muito grandes. Posso dizer que tinham de cinco a seis centímetros de diâmetro", descrever a designer.

Fonte: G1

 Veja Também